O presente estudo elabora um diagnóstico sobre a ciclologística no Brasil que caracteriza as entregas por bicicleta e identifica os principais desafios para a introdução e promoção do uso da bicicleta na logística urbana de última milha.

As informações coletadas mostram a perspectiva de grandes players da logística urbana brasileira sobre as entregas por bicicleta. O estudo também tem como missão informar e estimular outras empresas que possuam operação logística a aderirem às entregas por bicicleta, além de contribuir para o embasamento de novas políticas públicas e regulamentações voltadas para a ciclologística.

O trabalho é uma iniciativa do PROMOB-E, por meio da GIZ, e foi desenvolvido pelo LABMOB-UFRJ e pela Aliança Bike em parceria com a ABRALOG. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário estruturado on-line, respondido por 23 empresas nacionais e internacionais (com operações no Brasil), e entrevista semiestruturada em profundidade com cinco dessas empresas respondentes de modo a apoiar a análise dos dados a partir de uma abordagem qualitativa, apresentando narrativas e experiências de atores do setor.

TÓPICOS