Confira nova publicação do PROMOB-e sobre infraestrutura de recarga

Para que a mobilidade elétrica ganhe ainda mais força, os usuários precisam ter acesso a serviços de recarga práticos e seguros. Para avaliar a situação da infraestrutura de recarga no país, o PROMOB-e lança nesta semana a publicação Localizações eficazes para estações de recarga de veículos elétricos no Brasil, com informações relevantes para o mercado e tomadores de decisão. O estudo está disponível nas bibliotecas do PROMOB-e e também da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

“A infraestrutura de recarga pública é um ponto fundamental na disseminação da mobilidade elétrica no Brasil, pois cria uma rede conectada de serviços, proporcionando conforto e comodidade aos clientes”, indica Paulo Maisonnave, diretor E-Mobillity Offer na América Latina da Enel X.

Segundo o diretor, a ideia do estudo surgiu em um trabalho conjunto entre a Enel X e o PROMOB-e, “por meio de um projeto de identificação do potencial do Brasil para infraestrutura de recarga pública e de acordo à necessidade de criarmos um Plano Nacional de Mobilidade Elétrica”. Em 2020, adiantou Maisonnave, a Enel X tem planos de priorizar locais de maior demanda e com oferta de serviços de recarga a frotas, clientes finais e locais de conveniência, como shoppings, supermercados e estacionamentos.

Projeções do estudo

A metodologia usada permitiu classificar e selecionar os municípios e rodovias com maior interesse para o desenvolvimento de infraestrutura de recarga pública. Como resultado dessa seleção, foram definidos dois conjuntos de municípios relevantes, sendo o primeiro, com 268 municípios, o de maior atratividade para a oferta de serviços de recarga e para o qual se dimensiona a infraestrutura de recarga para implantação até 2025. No segundo grupo, formado predominantemente por municípios menores, o dimensionamento é feito para implantação no período de 2025 a 2030.

Foram projetados dois cenários de adesão: Base e Acelerado. No cenário Acelerado, a demanda por serviços de recarga é superior, em relação ao cenário Base, em 31% para 2025 e 93% para 2030. Ainda segundo o cálculo, em 2025, são previstos cerca de 5,6 mil pontos de recarga e 28 mil em 2030 no cenário Base. Já o Acelerado prevê aproximadamente 6,8 mil e 40 mil em 2025 e 2030, respectivamente.

A conclusão é que não há dependência linear entre a demanda de serviços e a dimensão da infraestrutura de recarga necessária, devido à necessidade de uma oferta mínima de serviços básicos independentemente da demanda. Para conhecer mais sobre o assunto, faça o download desse e de outros estudos na biblioteca do projeto.

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