Financiamento da mobilidade elétrica no transporte público é tema de workshop em Brasília

Em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério da Economia, o PROMOB-e realizou em 20 de setembro o workshop Financiamento da mobilidade elétrica no transporte público. O objetivo foi levantar e discutir as opções de financiamento de ônibus elétricos e da infraestrutura de recarga, de modo a viabilizar a integração da mobilidade elétrica nos sistemas de transporte público coletivo dos municípios.

O evento contou com a participação de representantes de diversos municípios brasileiros, operadores, governo federal, instituições financeiras, indústria, instituições de pesquisa e academia, facilitando a transferência intersetorial de conhecimento sobre o financiamento da mobilidade elétrica e desencadeando discussões sobre o estabelecimento de mecanismos e ações que poderiam promover esse tópico a partir das diferentes perspectivas apresentadas.

Foram realizadas apresentações de nivelamento, descrevendo as etapas de processos licitatórios para novas concessões de transporte público e as adaptações e especificidades no uso de ônibus elétricos. A partir disso, iniciou-se o debate com os municípios representados, que compartilharam projetos desenvolvidos (ou em desenvolvimento) no âmbito da mobilidade elétrica, além de identificarem os principais desafios referentes ao financiamento destas iniciativas, e as instituições financeiras, que trouxeram as principais dificuldades observadas no acesso aos recursos disponíveis para financiamento de projetos dessa natureza.

O debate possibilitou, posteriormente, a realização de dinâmicas que discutiram modelos de financiamento de forma detalhada, incluindo aspectos relativos à estruturação de novos modelos de concessões, que se iniciam já na fase de planejamento e passam pela proposição de novos modelos de negócios, nesse caso aplicáveis aos projetos de mobilidade elétrica dos municípios representados.

Compartilhe o nosso conteúdo: