Novos roadmaps trazem previsões sobre mobilidade elétrica em veículos pesados e conectividade

O PROMOB-e divulga, nesta semana, mais dois roadmaps para avaliar e prever cenários sobre o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país: um sobre veículos elétrico pesados (VEPs) e outro sobre conectividade para veículos elétricos. Ambos foram produzidos pela GFA Consulting Group, sob demanda do PROMOB-e, executado pelo Ministério da Economia em parceria com o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e para Desenvolvimento por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Ambos estão disponível para download nas bibliotecas do PROMOB-e e da PNME.

Veículos pesados

O Roadmap para Veículos Elétricos Pesados apresenta os resultados de uma análise tecnológica de veículos elétrico pesados (VEPs) no Brasil, com foco na adoção de componentes nacionais e tendo como horizonte os próximos 15 anos. A avaliação indica que será notada uma demanda de ônibus elétricos a partir deste ano, que se manterá em crescimento por quase dois anos, superando 1.600 unidades/ano em 2023. Com uma taxa de crescimento mais atenuada a partir de então, a demanda atingirá pouco mais de 2.600 veículos em 2028 e 3.700 em 2033. 

Já o desenvolvimento do mercado de caminhões eletrificados será mais suave, segundo o roadmap: despertará em 2020 e atingirá cerca de 780 unidades/ano em 2023, 1.460 em 2028 e 2.200 em 2033. Confira o estudo completo no link.  

Conectividade

Este roadmap, por meio de análises de artigos científicos com o auxílio de um algoritmo, trata de três temas centrais: veículos elétricos, eletroposto e nuvem. Entre as tendências percebidas, está o aumento expressivo no volume de publicações anuais: passou de uma média de um artigo por ano, dee 2001 a 2004, para 30 anuais de 2016 a 2018. Além disso, foi identificado que conceitos como hardware, software, internet e bateria foram se interligando e aumentando sua interdependência, além de aumentar em relevância dentro do tema veículos elétricos. Para ler o estudo completo, faça o download no link

Compartilhe o nosso conteúdo: