Institucional

QUEM FAZ?

A PNME agrega mais de 30 instituições que incluem órgãos governamentais, agências, indústria, academia e sociedade civil. A estas “instituições pioneiras” agregam-se continuamente novos membros e parceiros, garantindo à Plataforma tanto a flexibilidade quanto o constante fluxo de competências necessários para responder a desafios dinâmicos do ponto de vista ambiental, social, econômico e tecnológico.

Desta forma, os membros e parceiros da PNME mantêm a independência de suas agendas e interesses e, ao mesmo tempo, têm acesso a um vasto repositório de conhecimento e articulação para, dentre outras coisas, proporcionar ao setor:

Fomento e indução ao
mercado

Crescimento da inserção em atividades produtivas

Proposição de instrumentos de política pública e regulação

Criação de competências em pesquisa e desenvolvimento (P&D)

POR QUÊ E
PARA QUÊ?

A mobilidade elétrica – seja com veículos levíssimos, leves ou pesados – é uma resposta já concreta a vários desafios econômicos e ambientais em todo o mundo. O Brasil, com sua importante indústria automobilística e suas demandas muito particulares para o transporte de pessoas e cargas, tanto no âmbito urbano quanto entre cidades, também já abraça a mobilidade elétrica como mais uma oportunidade para promover o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável.

Se, por um lado, são numerosas as instituições brasileiras envolvidas em ações em prol da mobilidade elétrica no país; por outro, ainda não contávamos com uma estrutura de governança que articulasse estas discussões e iniciativas com o objetivo de aumentar a sua eficácia. A atuação de tais estruturas têm sido fundamental para o avanço da mobilidade elétrica em lugares como os Estados Unidos, China, Europa e Chile.

O trabalho em rede potencializa a troca de informações e contribui com a consolidação de mecanismos de aprendizagem e de formação de competências. A definição de metas para o desenvolvimento da tecnologia de mobilidade elétrica, além de objetivos de consumo e produção, auxilia os atores envolvidos e aponta caminhos possíveis.

É neste contexto que a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), um esforço conjunto de importantes atores do Governo, da Indústria, da Academia e da Sociedade Civil brasileiros, nasce como um espaço para a construção de metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil, considerando os pontos de vista ambientais, tecnológicos, de políticas governamentais e do mercado. Portanto, a PNME é não apenas um espaço de convergência de objetivos e alinhamento de expectativas, mas também um vetor para a entrega de soluções concretas que atendam a tais expectativas.

COMO
FUNCIONA?

Em uma estrutura flexível e robusta, desenhada colaborativamente por seus membros, a Plataforma é formada atualmente por um Painel Estratégico, um Comitê de Ciência & Tecnologia, três Grupos de Trabalho e um Secretariado, responsável pela gestão da plataforma e organização das atividades. Para garantir a neutralidade de atuação e a transparência, o Secretariado é composto por instituições independentes: atualmente, a coordenação é feita pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Painel Estratégico é a instância política responsável pela liderança e o planejamento estratégico da plataforma, assim como o ambiente em que as demandas de seus membros são discutidas, priorizadas e direcionadas para a proposição de soluções concretas.

Comissão de Ciência & Tecnologia (CC&T) reúne nomes relevantes da pesquisa em mobilidade elétrica no Brasil e aconselha tecnicamente o Conselho Gestor, visando garantir o alinhamento dos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento da PNME.

A Plataforma ainda conta com três Grupos de Trabalho operantes: Eletrificação de Ônibus (GT EBus), Bicicletas Elétricas (GT EBike) e GT de Infraestrutura e Conectividade. Ao mobilizar atores relevantes, os membros dos GTs se debruçam sobre temas mais específicos e têm como objetivo a entrega de produtos que contribuam para o avanço do setor no Brasil.

A Plataforma conta ainda com diversos parceiros nacionais e internacionais, que se mobilizam para colaborar com os objetivos e a missão da PNME.