PNME lança estudo sobre cenários para eletrificação de ônibus no Brasil

Os possíveis cenários para a eletrificação das frotas de ônibus urbanos no Brasil são o tema de um estudo lançado, nesta quinta-feira (16), pela PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica). Desenvolvida pela consultoria Addax, a publicação “Avaliação de Cenários Prospectivos para Eletrificação de Ônibus no Brasil” foi apresentada durante um debate realizado em nosso canal no YouTube.

Download do estudo “Avaliação de Cenários Prospectivos para Eletrificação de Ônibus no Brasil”

“A ideia inicial deste estudo foi entender e trazer para a realidade quais são os fatores que realmente podem influenciar na elaboração de políticas públicas para a eletrificação de ônibus”, afirma Marília Neves, coordenadora técnica da PNME, durante o evento de lançamento do estudo. Assista abaixo:

Para Fernando Araldi, analista de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), “os cenários que foram apresentados neste estudo mostram um pouco que temos que trabalhar muito ainda para a eletromobilidade no transporte público avançar”. “Temos algumas questões a serem resolvidas no país hoje, principalmente industriais, de tributação e de modelos de negócio, que precisam ser transformadas”, afirma.    

O painel aconteceu no âmbito do Grupo de Trabalho de Eletrificação de Ônibus da PNME, formado por especialistas de diversas instituições que atuam no debate sobre o tema. O evento também contou com as participações de Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, e Filipe Souza, do departamento de Mobilidade Urbana e Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A moderação foi feita pelo vice-diretor regional para a América Latina no C40, Ilan Cuperstein, cossecretário do GT EBus, e pelo coordenador executivo da PNME, Marcus Regis.

Compartilhe o nosso conteúdo: