Serviços postais mais sustentáveis graças à mobilidade elétrica

A DHL é a líder mundial em correspondência e logística. O grupo atua em mais de 220 países e territórios, emprega cerca de 550 mil trabalhadores e gerou 61 bilhões de Euros em 2018.

A decisão estratégica da empresa de buscar sistemas de entregas mais sustentáveis faz parte do programa de proteção ambiental da DHL – o GoGreen – que prevê metas bastante ambiciosas, como por exemplo, reduzir a zero as emissões de poluentes relacionadas à logística até 2050.

Neste Dia Mundial dos Correios, celebrado em 9 de outubro, o PROMOB-e lança um estudo de caso sobre a DHL. O objetivo é analisar as experiências internacionais e identificar o potencial de aplicação de mobilidade elétrica no setor de logística urbana.

Frota

Possuidora de uma frota de 92 mil veículos rodoviários em todo o planeta, a empresa identificou na mobilidade elétrica um caminho importante para alcançar estas metas. Como no ano de 2005 ainda não havia produção em série de veículos elétricos que atendessem às expectativas da empresa, a decisão foi de iniciar o desenvolvimento de uma tecnologia própria que fosse adequada a estas demandas. A parceria com a Universidade RWTH de Aachen possibilitou a fundação de uma empresa incubada: nasceu a StreetScooter GmbH, que posteriormente foi comprada pela própria DHL e produz hoje em três diferentes plantas na Europa.

Hoje, na Alemanha, a frota total de furgões de entrega (incluindo as não elétricas) é de 50 mil veículos. Assim, a frota de StreetScooters representa, então, 20% desse total (10 mil). A meta para o fim de 2020 é chegar a 40% (20 mil). E para 2025, 70% (35 mil).

O carro chefe da produção é o Street Scooter, um veículo elétrico de pequeno porte com capacidade de carga de 720 Kg. A expectativa é que em 2020 estejam circulando 15 mil veículos deste tipo na Europa e que o sistema disponha de 15 mil pontos de recarga.

A quilometragem percorrida pela frota de StreetScooters já ultrapassa os 75 milhões de quilômetros. Para o meio ambiente, isso significa uma redução na emissão de CO2 na ordem de 35 mil toneladas por ano.

Conheça outros veículos elétricos de entrega utilizados pela DHL:

Compartilhe o nosso conteúdo: